Páginas

domingo, 7 de julho de 2013

The Angora Race team

VW Fusca'50 RaceSplit The Ultra Rat


Quando Søren Rasmussen, proprietário da oficina Team Angora Racing,
 na Dinamarca, resolveu queseu raro VW Fusca 1950 SplitWindow, comprado na Suécia,
se tornaria um legítimo race car,certamente ele estudou previamente todas as propostas,
custos, peças e serviços que deveriam ser empregados,mas um quesito foi decisório:
O exemplar em sí. Para a construção de um legítimo
carro de arrancadas a estrutura deve estar impecavelmente íntegra para não
comprometer o desempenho durante as fortes aceleradas e torções sofridas.
Com a integridade conferida, o Split'50
começou a receber os devidos mimos, mas sem esquecer de suas origens.
A carroceria não seriapintada, tratada e sequer deveria receber polimento.
Um legítimo RAT.







Após o desmonte completo do Split'50, o motor original rumou para as mãos de
 Johannes daJPMotorsport para ser completamente re-feito, sendo aproveitado
 apenas o resistente bloco original,mas ainda assim com severas modificações.
Enquanto este "monstro" não fica pronto, Rasmussen tratou de adquirir um motor 2.332cc
 carburado com um par de Empi Weber IDA48 para matar o
desejo de pista e nele instalou algumas peças que servirão ainda para o fururo motor.
A ignição conta com um módulo MSD 6AL-2 com bobina Blaster2 e cabos de vela
de silicone em 8,5mm.
O câmbio recebeu engrenagens retas e uma alavanca JCL para melhor
acoplagem e desempenho nas pistas. O escape foi confeccionado em
aço inox de 2,5" recoberto com manta térmica para reter o calor e
torna o som do motor a ar aspirado um verdadeiro deleite. Para o motor que está
sendo preparado pela JPMotorsport para a re-estreia em 2010,
Rasmussen encomendou com Johannes um virabrequim
Scat de 86mm acompanhado por bielas forjadas de 5,7" da mesma marca
com pistões JE de 420g cada com as cabeças trabalhadas, fazendo com
que a cilindrada final seja de 2.387cc.
 As camisas dos cilindros serão de 94mm confeccionados em Nikasil.
Os cabeçotes serão da JPMotorsport modelo MS230 e são considerados pelos
 especialistas em drag racing como os melhores
cabeçotes para VW a ar da atualidade dado seu desenvolvimento,
 materiais utilizados e desempenho comprovado.
 O comando de válvulas será um FK de graduação 91/89° de abertura para admissão e
escape, respectivamente.
As válvulas contarão com molas duplas e balanceiros roletados presos por
varetas da CSP.
 Os corpos de admissão são da JPM modelo F1 e a taxa de compressão seguirá à
ordem de 12:1.
A bomba de óleo receberá a ajuda de um radiador de óleo da CB Performance.





O eixo traseiro foi ajustado para maior contato dos pneus com o solo e para tal foi encurtado em 2" para que
 as rodas originais dos Porsche 911 modelo Fuchs de 15" (as Gassburners são 2kg mais pesadas cada
e sairam de cena, servindo apenas para curtos passeios urbanos) calçadas com pneus slicks Phoenix
F/X coubessem sem raspar. O sistema de regulagem da cambagem (IRS) também foi adaptado e
mantém as rodas sempre retas na posição definida, evitando que com o movimento angular das rodas o
Split'50 perca tração e, consequentemente, tempo nas arrancadas.
Os amortecedores Competition Engineering utilizados na traseira tentam segurar o ímpeto perturbador
do Fusca quando o pedal da direita está a todo curso. O quadro dianteiro anteriormente de 8", foi
substituido por outro reforçado e encurtado em 5" para melhorar a estabilidade. Novas mangas de eixo
mais fechadas e baixas foram adicionadas para compensarem a maior largura do quadro, mas
com melhor desempenho. Especialidade da casa. A coluna de direção foi substituida pela do Ford
Sierra por esta contar com o sistema pinhão e cremalheira e foi reduzida em 6" para adaptar-se ao
Split'50, que conferiu mais agilidade e precisão nas manobras. O sistema de freio conta com discos
 ventilados nas quatro rodas, herdados de um Porsche 944. O tanque de combustível em plástico
injetado foi parar no porta-malas juntamente com a bateria e o filtro de combustível.



Todos os vidros foram substituidos por lexan e o lateral traseiro direito
recebeu uma chave geral para acesso externo em caso de emergência. 
Os faróis perderam sua utilidade e, uma vez que as
arrancadas na Dinamarca são realizadas apenas durante o dia, foram retirados.
No local das lentes
 foram adaptadas telas para permitir a passagem de ar.
Todo o interior foi estruturado com uma
roll-cage de oito pontos para evitar torções indesejáveis e garantir
a integridade do piloto em caso de acidentes. 
O painel traseiro recebeu fechamento em alumínio, enquanto o painel de instrumentos foi
 fechado com pequenas peças em fibra de carbono para melhor acomodar os instrumentos.
Num suporte ao centro é possível observar um conta-giros de 5" da linha Auto-Lite,
da norte-americana Auto Meter, acompanhado de um hallmeter,
 luz alerta da temperatura dos gases e a inseparável
shift-ligth. Um banco Kirkey é quem apoia Rasmussen nas
vigorosas arrancadas, acompanhado por uma alavanca de câmbio JCS.



Com esta configuração, Rasmussen cravou como melhor
passagem no 1/4 de milha exatos 12,59
segundos, mas o Fusca ainda torcia demais, balançava demais,
a suspensão traseira não estava
firme o suficiente... não tinha o devido acerto.
Mas bastaram alguns dias, algumas puxadas e algumas
 peças quebradas para que a familiarização e experiência do proprietário
definissem o futuro do VW.





Com algumas modificações já em mente, Rasmussen encostou novamente o
Split'50 em sua oficina e decidiu impor-lhe um severo regime
acompanhado de novas modificações. Após verificar a distribuição
de peso e constatar grandes diferenças entre os eixos, Rasmussen
adquiriu outro chassi em boas condições para fazer as adaptações necessárias
 para a nova fase. O túnel da transmissão
vai precisar ser aberto para melhor acomodação da caixa de marchas,
os eixos traseiros deverão ser encurtados em pelo menos 1" para
melhor acomodação das rodas traseiras, a parte posterior do
chassi foi suspensa para que a suspensão traseira possa trabalhar mais livre e a c
aixa de estepe deu "adeus" para aliviar ainda mais o peso.
Serão instaladas barras anti-torção na traseira juntamente
com novos facões da Ron Lummus Racing, foram adicionadas novas barras
 de suporte para reduzir a torção na traseira, um suporte para o trambulador
do câmbio JCS foi confeccionado para
facilitar os acionamentos e não precisar erguer todo o
 túnel interno devido à nova posição do
motor/câmbio, novas rodas Weld modelo Magnum Pro e diversas outras
modificações necessárias
para adequar o Split'50 às pistas.



um sonho de consumo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © Fuscasbr Design by BTDesigner | BTDesigner | Blogger